24/10/2014

DICAS PARA MONTAR UM HOME OFFICE ORGANIZADO

Trabalhar em casa está cada vez mais comum hoje em dia, e ter um espaço montado e preparado para tal fim é essencial. Grande ou pequeno, é importante considerar a necessidade dele ter conforto, boa iluminação, espaço suficiente para organização e que seja arejado. Isso tudo para estimular a disciplina e a vontade de realizar todas as tarefas.
Antes de começar a reforma e comprar móveis é preciso responder algumas perguntas e pensar no ambiente montado, anotando tudo o que você vai precisar neste espaço para atender às suas necessidades:
 - É um espaço só para você ou para o casal?
 - O que será guardado neste cômodo? E quantos armários serão necessários para guardar os materiais de escritório, contas da casa, pastas, arquivos, etc.? 
 - Quais as medidas do cômodo? (Para não errar e comprar móveis grandes ou pequenos demais).
 - Quanto eu estou pretendendo, ou podendo, gastar?
Feitas as devidas perguntas e obtendo todas as respostas, partimos para o começo da montagem e transformação do seu home office. Separamos algumas dicas e ideias que vão te ajudar na hora de montar um espaço ideal. INSPIREM-SE!!!!!

MESA OU ESCRIVANINHA?

Tudo vai depender do seu gosto. Felizmente o mercado de móveis está se modernizando e criando opções funcionais em todos os estilos. Se o escritório for para uma única pessoa, uma mesa bem moderna é uma excelente opção. Os modelos rústicos ou cavaletes estão super na moda e são fabricados inclusive com cores. Agora, se o escritório for usado por duas pessoas ao mesmo tempo, dá para investir em duas escrivaninhas modernas e iguais, que colocadas lado a lado darão uma unidade na decoração. Espaço garantido para todos!!!



A mistura das linhas retas e modernas da mesa com a rusticidade da parede em tijolos deu super certo neste home office, com lugar para duas pessoas trabalharem lado a lado, mas com individualidade. Note que o espaço da parede foi aproveitado para instalação de nichos que abrigam livros e objetos, e a janela está livre para a entrada da luz natural. Onde achar: em escrivaninhas para estudo das lojas KD há um modelo como o da foto, com ou sem gavetas. O preço é bom e a loja entrega em casa. A dica, é colocar um vidro em cima, acho que fica bem melhor para limpar. Moderníssimo!!


Veja como os modelos de cavaletes estão modernos e coloridos. Eles estão na moda e são muitos usados pelos decoradores. Excelente opção para uma mesa só. Outra ideia bacana é instalar uma bancada no escritório ao invés de mesa, que também pode ser comprada pronta, sem precisar de marcenaria especializada, o que elevaria muito o valor. Achei na mesma loja KD em três cores, são modulados e bem fáceis de instalar.

Você ficará muito tempo sentado, por isso invista numa cadeira confortável. A melhor opção são as giratórias e com regulagem para a altura.

ILUMINAÇÃO FAVORÁVEL

Monte a mesa perto da janela, para poder aproveitar a luz natural durante o dia e economize energia, mas invista também numa luminária direcionada para usar nas noites de trabalho, elas proporcionam conforto visual para ler. É fácil de achar uma luminária nas lojas da cidade, mas nas lojas online as ofertas são melhores, e todas entregam em casa.


1. As luminárias das Lojas Americanas são bem em conta e a loja oferece cupom de desconto em alguns produtos. // 2. A Etna oferece luminárias refinadas e delicadas, bem femininas. // 3. A loja Decora Gram é uma especialista em objetos retrô e suas luminárias dão um show à parte no design vintage e colorido.

PAPEL DE PAREDE

Papel de parede é muito usado hoje em dia e deixa o home office descolado. Existem temas para todos os gostos e dá para perder horas escolhendo nos sites especializados: listras, figuras geométricas, florais, imitações de materiais rústicos e da natureza, etc. Os papéis de parede costumam ser caros, e vendidos por metro, mas não precisa colocar em todas as paredes, escolha a da mesa ou das bancadas e instale um que combine com os móveis.
Acho que vale a pena o investimento, eles dão um ar de importância no cômodo. As imitações de madeira, tijolos e pedras são bem reais, dando o mesmo efeito sem precisar quebrar a parede nem gastar com mão de obra. Novidades que deixam a vida prática e custa bem menos!!!

Vejas 4 dicas de lojas incríveis que encontrei na internet e pire com as estampas que elas oferecem.



1.Papel de Parede dos Anos 70 (o site é em português, mas a loja é alemã e os papéis vem de lá). // 2. Os descolados e coloridos da loja Villa Cores. // 3. Papel de parede com Textura Pedra da Papel de Parede Decor. // 4. Estúdio Giclee (loja que imprime adesivos com aparência de tijolos e outros mais).

PRATELEIRAS, NICHOS E ARMÁRIOS

Impossível viver sem eles!! Essenciais na organização, veja o que você prefere de acordo com o que precisa guardar. Nichos e prateleiras são abertos e ótimos para colocar livros, revistas, objetos decorativos, e outras coisas que você gostaria de deixar a mostra. Tem também armários aéreos combinando nichos e portas fechadas. Mas, se você possui muitos documentos, pastas, material de escritório e miudezas, opte por uma gaveteiro com rodinhas.
Se o cômodo for pequeno, otimize o espaço usando toda a parede, elas são nossas aliadas e aumentam muito as nossas possibilidades. Onde encontrar: qualquer loja de móveis online, das mais populares até as mais refinadas.


ORGANIZADORES PARA GAVETAS, MESA E PRATELEIRAS

Depois de escolhido os móveis o jeito é colocar a mão na massa e organizar tudo. Para aproveitar melhor as gavetas podemos colocar divisórias de plástico, caixas em acrílico, separadores e potes de plástico, eles otimizam o espaço deixando tudo arrumadinho. As caixas em acrílico são ótimas para as gavetas e com a transparência fica fácil saber o que tem dentro. Nas prateleiras substitua as pastas de escritório sem graça, por caixas de tecidos coloridas, ou vime branco. Que tal usar porta-talheres para colocar o material de escritório dentro da gaveta? Ou formas de bolo? Dica barata e bem diferente!! Em cima da mesa, canecas, copos e até bandejas, podem ser úteis para guardar canetas e objetos pequenos do dia-a-dia.


1. Caixas em acrílico da loja Utilplast. // 2. Caixas coloridas da loja Tok Stok. // 3.
Divisória de gaveta da Etna. // 4. Os aparadores de livros da Fabrica9. // 5. Porta-talheres em aço da Tok Stok.// 6. Organizadores coloridos da loja OPPA.

E, se você tem algum móvel que possa ser reutilizado, recicle e use. Sempre existe a possibilidade de repintar, estofar e restaurar. Abraços e até a próxima. Melissa Schmidt, Jornalista, comunicadora, escreve eventualmente para blogs e sites. * Todas as fotos foram retiradas da web e pinterest, não contendo nome de autores.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Olá pessoal, espero que tenham gostado deste post, eu amei as dicas da Melissa Schmidt, para montar um home office.

E vocês, tem um escritório em casa? se tem, dividam conosco as suas ideias aqui nos comentários.

Muito obrigada Melissa pela contribuição aqui no blog, suas ideias serão sempre muito bem vindas!

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...