25/05/2015

O que pode ir na lava-louças?

De forma geral, a maioria das louças que usamos no dia-a-dia podem ser lavadas na lava-louças. Os fabricantes das louças e utensílios também podem informar se os itens são ou não compatíveis. Em caso de dúvida, veja se há o rótulo 'compatível com lava-louças' ou entre em contato com o fabricante.

Cerâmica


A maioria das peças de cerâmica usadas no dia-a-dia são compatíveis com as máquinas de lavar louça. No entanto, peças antigas ou pintadas à mão idealmente devem ser lavadas à mão.

Vidro


De forma geral, utensílios de vidros comum podem ser tranquilamente lavados na lava-louças. Lave peças e utensílios de cristal de chumbo à mão, a menos que sejam rotulados como 'compatível com lava-louças'.

Talheres


Talheres de inox podem ser lavados na lava-louças, porém itens de prata devem ser lavados à mão, assim como itens que contenham madeira ou osso. Utensílios diversos como escumadeiras e espátulas de plástico, metal ou silicone também podem, em geral, ser lavados na lava-louças.

Plástico e acrílico


Em geral, a maioria dos itens plásticos e acrílicos podem ser lavados na lava-louças. Porém, recomenda-se sempre a verificação junto ao fabricante, para garantir que os materiais suportarão a temperatura da água.

Panelas


Panelas de material antiaderente, vidro temperado, aço inoxidável e revestimento esmaltado podem ser lavadas na lava-louças sem problemas. Evite, no entanto, lavar panelas de alumínio na lava-louças, pois o material pode escurecer. Para as tampas, a regra de revestimento é a mesma.

Cristais


Cristais sem decoração podem ser lavados à máquina, porém verifique sempre a recomendação do fabricante. Os cristais que contêm detalhes decorativos devem ser lavados à mão, pois o processo de lavagem à máquina pode ocasionar desgaste e/ou remoção da decoração.
Um cuidado a mais especificamente com a lavagem de cristais: não abra a lava-louças logo após a finalização da lavagem de cristais, pois pode haver choque térmico dada a diferença de temperatura da máquina comparada à temperatura ambiente. Aguarde até o esfriamento da máquina.

Materiais que não devem ser inseridos na lava-louças

Alumínio, prata, osso, madeira, cristais com detalhes decorativos, pratos antigos e/ou com detalhes decorativos.

Fonte: http://www.lavaloucas.com.br/descubra-quais-loucas-podem-ser-lavadas-a-maquina

5 comentários:

  1. Oiii Adriane,


    Eu pretendo comprar uma lava louças, pelos post's acho que ela deve ser muito pratica! Gostei da sua dica! Não sabia que não podia colocar alumínio :O
    Valeu a dica :)

    Dá uma passadinha la no meu blog :) Espero que goste.

    www.spaceteens.com.br

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Siusley, eu também não sabia essa do alumínio, ainda bem que minhas panelinhas são daquelas pretas heheheh
    Bjão, vou te fazer uma visitinha

    ResponderExcluir
  3. Algumas coisas você vai aprendendo no dia-a-dia... por exemplo, o copo da minha cafeteira dizia que podia ir à lava-louças, entretanto, na hora que caiu o primeiro jato de água o bichinho quebrou... as minhas panelas opto em lavar uma vez à mão outra na lava-louças, apesar de serem antiaderentes o fundo fica meio manchado, mas via de regra adoooooro a minha Creuza! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eli, máquina está comprada só estamos aguardando a entrega. .... Também vou testar tudo p ver como fica depois de lavado.
      Bjão

      Excluir
    2. Oi Eli, máquina está comprada só estamos aguardando a entrega. .... Também vou testar tudo p ver como fica depois de lavado.
      Bjão

      Excluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...