03/08/2014

Faça você mesmo - Armário em MDF

Oi pessoal aqui em casa, unimos as minhas ideias com os talentos do marido e assim vamos arrumando a casa.
Nossa cozinha é da Italinea e na época que compramos, não colocamos armário acima do tanque na área de serviço, achamos que não seria necessário. Mas é, e muito.

Então fiz o orçamento para mandar fazer um armário de duas portas para instalar nessa parede:

Projeto da época

As cores da cozinha são nogueira e branco, e a cor mais escura saiu de linha, então eu teria que fazer o armário todo branco e o valor seria 516,00.

Na Leroy Merlim, vendem MDF em várias cores e cortados no tamanho que a gente pedir, e eu sei que lá tem essa mesma cor, então fomos até a loja e compramos o material da caixa e das portas, e custou 100,00 compramos puxadores lá também por 30,00 e as dobradiças em outra loja por 7,00 as quatro e com as fitas borda uns 12,00, TUDO custou 149,00. Ficou na cor igualzinha.

Primeiro ele colou as fitas de acabamento nas bordas da madeira, porque como ela vem cortada, vem sem acabamento. Depois montou a caixa.


Depois instalou as dobradiças e as portas
Aqui dá para ver o acabamento das bordas.



Instalado e com os puxadores.

Coube bastante coisa, guardei ração e produtos de lavar roupas.

Nessa foto dá para ver bem como penduramos (foi pelas laterais e as peças são como pequenas mãos francesas de três parafusos) e não colocamos "fundo" (não achamos necessário para este móvel)
Usei plastico transparente para evitar que os produtos vazem e estraguem as prateleiras.

 Combinou super bem com os outros móveis da cozinha, amei!

Espero que tenham gostado da dica e aproveitem para economizar!!!

69 comentários:

  1. Oiiii
    Amei seu armário. Ficou muito bommmm e é muito útil. Nota 1000
    Bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Neulana, a área de serviço estava bem bagunçada, assim, organizamos tudo!
      Bjão, ótima semana pra ti

      Excluir
  2. Oi Adri, ficou perfeito! Parabéns pra vcs!!
    E uma ótima economia hein, o bolso agradece né, rsrs
    Me conta como esta o novo morador da casa? rsrs
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa, que bom que gostou do móvel...
      O Bono está ótimo, quando fica sozinho, fica super tranquilo e já faz tudo no jornal.!
      Bjão

      Excluir
  3. Oi lindona !!
    Uau! ficou um luxo !
    Vou copiar a ideia e fazer uma sapateira!!
    Bjkas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monica, faz mesmo, eu também ia fazer uma sapateira, mas resolvi colocar os sapatos em uma prateleira..... mas deve ficar ótimo!
      Bjss

      Excluir
  4. Arrasou!! Na economia e no armario!!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Ficou lindo,ja me inspirou aqui em casa rsrs
    Bjs
    casadolaguna.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa, incrível, nem parece que foi feito depois dos outros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ficou muito bom e melhor ainda com esse precinho!
      Bjs

      Excluir
  7. Olá Adriana, estou aqui a ver o seu blog e estou a adorar, já estou a seguir.
    Eu bem disse ao meu marido que podíamos ser nós a fazer os móveis para o nosso corredor, mas ele achou que seria muito difícil..... :-)
    O seu móvel ficou um show.
    Aproveito para convidar a visitar também o meu blog.
    Beijos de Portugal.
    Ana Silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, que bom que gostou, não é dificil, e custa muito menos do que comprar, já tenho outros planos aqui pra casa.... vela a pena!
      Vou te visitar sim, bjs

      Excluir
  8. Ficou ótimo seu armário! gostei do blog (tô seguindo).
    bjs

    www.detalhesquevejo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lídia, que bom que gostou do nosso armário!
      Bjão

      Excluir
  9. Nossa, ficou lindo seu armário! Estava já pensando em tentar fazer um pra nossa área de serviço também, e agora super me empolguei! Ótimo saber que na Leroy já vende o MDF cortado, vai quebrar um super galho.

    Fiquei apenas com uma dúvida, vc pode me ajudar? Como prende o armário na parede? Tem que colocar algum taco de MDF pra fazer o suporte pros parafusos de fixação? Ou pode furar na placa do fundo, mesmo?

    Obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,primeiramente obrigada pela visita e que bom que gostou, pretendo fazer outras coisinhas em breve,
      Gostaria de me desculpar, esqueci de colocar estes detalhes de instalação, devia ter mostrado as pecinhas que usamos,mas coloquei uma foto bem aproximada, espero que de para entender, se não eu tiro outra só da ferragem e te mostro. Vale a pena, porque custa muito menos e vem tudo cortadinho sim, só tem o trabalho de colocar a fita borda, prender as peças e instalar.
      Bjão, qualquer dúvida, fique a vontade de perguntar.

      Excluir
    2. Adri, suuuper obrigada!

      Eu tinha visto as pecinhas mas achei que fossem pra fixação do fundo. Estou surpresa de saber que elas são fortes o suficiente pra sustentar o móvel!!!

      Vou fazer a minha com base nas suas dicas! Boa sorte nas próximas coisinhas!!! Beijo!

      Excluir
    3. Sim Carol, é bem resistente, usamos duas nas laterais e duas embaixo da prateleira.
      Bjão e tudo de bom.

      Excluir
  10. Adri, Ficou muito bom!
    Eu e meu noivo estamos querendo fazer um pequeno armário para nosso banheiro, mas minha dúvida é quanto à colocação das dobradiças, pois o modelo que vocês escolheram tem que fazer um furo na porta para encaixar a peça, certo?
    Vocês furaram na própria leroy ou fizeram em casa?

    Desde já agradeço!

    Abraços..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Li, segue explanação do marido para que você e seu esposo entendam bem, essa dúvida sobre dobradiça nos também tivemos, inclusive, não sabíamos os detalhes do tamanho das portas.
      Mesmo se você encontrar uma loja que fure as portas é bom saber para não errar os tamanhos.

      "http://mla-s2-p.mlstatic.com/fresa-forstner-mecha-broca-35mm-para-cazoleta-de-bisagra-20251-MLA20185861490_102014-O.jpg

      recomendado uso de furadeira de bancada, mas dá para fazer com furadeira manual, mas precisa de mais cuidado para não deixar o furo desalinhado. As dobradiças tem de diversos tamanhos, optei pelo uso de 35 mm. Outro detalhe importante é o tipo de dobradiça, existem 3 tipos:
      - reta: faz com que a porta cubra quase toda a face da parede do armário;
      - curva: faz a porta cobrir metade da face da parede do armário;
      - alta: não cobre a face da parede, a porta fica por dentro do armário;

      No nosso armário, usamos as retas, pois a intenção era cobrir quase toda a face da parede do armário; se o armário fosse maior, com mais portas, teria que ser usada dobradiça curva para ter espaço correto de abertura.

      Outro detalhe é sobre o tamanho das portas. Segue exemplo:

      Se for ter duas portas:
      Dobradiça reta = Medida do vão interno + 2,5cm. O resultado, divide por dois. Este é o tamanho de cada porta.
      Dobradiça curva = Medida do vão interno + 1,5cm. O resultado, divide por dois. Este é o tamanho de cada porta
      Exemplo: se você tem 90cm de largura interna: 90+2,5=92,5 92,5/2= 46,25cm cada porta.... se fizer com 46cm ou 46,5cm cada porta também dá, pois há regulagem nos parafusos da dobradiça.

      Se for uma porta só:
      Dobradiça reta: Espaço interno + 1,4cm
      Dobradiça Curva: Espaço interno+ 0,8cm"

      Excluir
  11. Adri,

    Muito obrigada pela resposta, nos ajudará bastante!

    Muito sucesso para vocês, bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Li, espero que possam se inspirar e fazer ainda melhor e mais bonito.
      Bjão

      Excluir
  12. Gostei muito do seu armario, qual é a medida, ficou no esquadro, como seu marido consegui fazer casar as poortas tão certinhas assim?obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. Oi Maria Jose, que bom que você gostou, fizemos com 28cm de profundidade (já com as portas) 73 de altura e 60 de largura, mas claro, você faz do tamanho que quiser ou necessitar, se for comprar na Leroy como nos, eles cortam qualquer tamanho acima de 10cm.
      Quanto as portas, meu marido deu essa resposta no comentário da Li:
      Outro detalhe é sobre o tamanho das portas. Segue exemplo:

      Se for ter duas portas:
      Dobradiça reta = Medida do vão interno (o tamanho que ficou seu armário sem as bordas) + 2,5cm. O resultado, divide por dois. Este é o tamanho de cada porta.
      Dobradiça curva = Medida do vão interno + 1,5cm. O resultado, divide por dois. Este é o tamanho de cada porta
      Exemplo: se você tem 90cm de largura interna: 90+2,5=92,5 92,5/2= 46,25cm cada porta.... se fizer com 46cm ou 46,5cm cada porta também dá, pois há regulagem nos parafusos da dobradiça.

      Se for uma porta só:
      Dobradiça reta: Espaço interno + 1,4cm
      Dobradiça Curva: Espaço interno+ 0,8cm"

      Espero ter ajudado bjão

      Excluir
  14. Oi, gostei muito do seu armário e, inspirada nele pretendo fazer um armarinho para banheiro, mas de chão. Ou seja, ele terá um fundo e rodízios para retirar para lavar. Uma dúvida. As placas de mdf que vc usou tem quantos milímetros de espessura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, que bom que gostou, esse MDF mede 18 mm. Fica super lindo e sai baratinho.
      Bjão

      Excluir
    2. Oi Raquel, que bom que gostou, esse MDF mede 18 mm. Fica super lindo e sai baratinho.
      Bjão

      Excluir
    3. E bota barato nisso Adri. Estive vendo os preços e comprar um não sai por menos de 300,00. Valeu mesmo!

      Excluir
  15. Nossa, ficou perfeito, ameiuma dúvida, como é essa fita de acabamento? Vc usou em todo o MDF ou só na parte que ficaria a mostra???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que bom que gostou, nós usamos só onde aparece, mas é bom colocar em tudo se quiser proteger mais da umidade!
      Bjss

      Excluir
    2. Oi, que bom que gostou, nós usamos só onde aparece, mas é bom colocar em tudo se quiser proteger mais da umidade!
      Bjss

      Excluir
  16. Nossa ficou ótimo seu armário.
    Estou querendo fazer um para o home office, vou fazer uma mesa e uma estante para livros e você me inspirou colocar duas portas na parte de baixo, para guardar alguns documentos, mas o que está me deixando mais preocupada é a questão da dobradiça, como vocês furaram? Vi que ela fica uma parte meio arredondada pra dentro da porta do armário... dá pra furar em casa ou vocês furaram também na leroy?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu bem, olha só, essa parte da dobradiça, tem umas particularidades mesmo, mas dá uma lida nos comentários e respostas anteriores que eu coloquei várias explicações que meu esposo passou.... no escritório fizemos uma mesa/bancada com mão francesa, nem aparece, coloquei uma prateleira para livros acima dela e um gaveteiro em baixo (comprado pronto)!
      Abraço e boa sorte no projetinho!

      Excluir
    2. Oi meu bem, olha só, essa parte da dobradiça, tem umas particularidades mesmo, mas dá uma lida nos comentários e respostas anteriores que eu coloquei várias explicações que meu esposo passou.... no escritório fizemos uma mesa/bancada com mão francesa, nem aparece, coloquei uma prateleira para livros acima dela e um gaveteiro em baixo (comprado pronto)!
      Abraço e boa sorte no projetinho!

      Excluir
  17. Oi Flor. Adorei seu post, seu armário e sua explicação. Porém to mtooo perdida rs. Vou casa em Outubro e a grana tá mto curta, então resolvemos fazer os armários aéreos da nossa cozinha e apenas mandar fazer os de baixo. A minha dúvida é a seguinte: Como faço para calcular o tamanho das madeiras com relação as medidas que tenho lá em casa. Por exemplo: Quero fazer dois armários numa parede que mede em média 1,25 m, logo quero um armário com 50 cm de largura e outro com 75 cm. Como faço pra saber qual o tamanho do corte para o teto e para o fundo e das portas? Se você puder me ajudar eu agradeço mtooooo. Pq to mto perdida e preciso mto por a mão na massa pq senão vou ficar sem armários pq estão me cobrando os olhos da cara. Aguardo seu retorno e desculpa te incomodar com as minhas dúvidas. Obrigada :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessaah, parabéns pelo casamento,nem me fala em gastos para comprar os móveis, até hoje, 3 anos depois de casar ainda não tenho tudo,me falta o painel e rack da sala, não tive coragem, está os olhos da cara. Bom, primeiro, tome cuidado com armário aéreo na cozinha, porque a gente coloca louças e pode ficar muito pesado e perigoso,mas para calcular, tu podes levar as medidas até a loja e a pessoa que corta poderá te dar uma ajuda,mas lembre assim, que a madeira,mede 15mm ou 18mm geralmente,então sempre calcule junto no espaço,veja também como você vai montar o móvel, esse que fizemos, as partes de baixo e de cima ficaram por fora, então tive que descontar a grossura da madeira na altura, se forem parafusar pelas laterais, deve descontar a grossura na largura....parece dificil,mas não é, la na Leroy tem uns pedações de madeira bem pequenos que custam beeeeem baratinho, nos chegamos a comprar e reproduzimos em tamanho menor, facilitou muito,acho que fazendo assim, é mais fácil para acertar no tamanho grande!

      Excluir
  18. Parabéns ficou lindo e perfeito.vou tentar fazer na cozinha de casa,qual a espessura dessas madeiras e se são mdf? Bjssss

    ResponderExcluir
  19. Parabéns ficou lindo e perfeito.vou tentar fazer na cozinha de casa,qual a espessura dessas madeiras e se são mdf? Bjssss

    ResponderExcluir
  20. Este seu post ainda salva vidas, Adriane. Acabei de fazer um armário aéreo gigante pra cozinha com suas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah (como dizemos aqui no Sul), que bom, porque essa é a ideia, mostrar que é possível fazer coisas boas e bonitas gastando pouco!
      Bjs e parabéns pelo seu móvel novo feito por vc mesma!

      Excluir
  21. Adri, apesar de tanto tempo, seu post ajuda muito!! Uma vez eu e meu noivo tentamos fazer um armário mas as portas não deram certo, mas tbm não sabia desses cálculos e diferença das dobradiças, depois de ler os comentários entendi pq.deu errado! Kkkk Mas enfim, queria saber sobre a altura da porta, vc pegou o tamanho total( junto com.as madeiras de cima e de baixo) ou da parte interna e fez o mesmo cálculo? Agora quero fazer um armário de cozinha!��

    ResponderExcluir
  22. Adri, apesar de tanto tempo, seu post ajuda muito!! Uma vez eu e meu noivo tentamos fazer um armário mas as portas não deram certo, mas tbm não sabia desses cálculos e diferença das dobradiças, depois de ler os comentários entendi pq.deu errado! Kkkk Mas enfim, queria saber sobre a altura da porta, vc pegou o tamanho total( junto com.as madeiras de cima e de baixo) ou da parte interna e fez o mesmo cálculo? Agora quero fazer um armário de cozinha!��

    ResponderExcluir
  23. Adri, apesar de tanto tempo, seu post ajuda muito!! Uma vez eu e meu noivo tentamos fazer um armário mas as portas não deram certo, mas tbm não sabia desses cálculos e diferença das dobradiças, depois de ler os comentários entendi pq.deu errado! Kkkk Mas enfim, queria saber sobre a altura da porta, vc pegou o tamanho total( junto com.as madeiras de cima e de baixo) ou da parte interna e fez o mesmo cálculo? Agora quero fazer um armário de cozinha!��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, desculpa a demora, é tanta coisa que aconteceu na minha relis vidinha, sim, pegamos o tamanho com a madeira de cima e de baixo, para que a caixa interna não apareça na frente e nem dos lados!
      Bjão e boa sorte!

      Excluir
  24. Me ajude, por favor! Estas caixas são de 18mm? Cobriu totalmente as laterais da caixa? A furação do caneco da dobradiça foi feita a que distância na porta?

    ResponderExcluir
  25. Nossa Gostei muito Adri, muito pratico né, recentemente comprei um curso na área de marcenaria e gostei bastante, como é fácil e pratico fazer a gente mesmo né, e tem gente que paga uma fortuna para fazer qualquer tipo de reforma, gostei muito do seu blog parabéns.

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde; gostei muito do seu blog.
    Queria saber onde comprou essa latas de mantimento de feijão e arroz

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde; gostei muito do seu blog.
    Queria saber onde comprou essa latas de mantimento de feijão e arroz

    ResponderExcluir
  28. Oi! De que estado vc é? Sou do RJ e quero muito saber em qual Leroy vc foi pq também quero fazer os armários aqui de casa. Bjs

    ResponderExcluir
  29. Adorei esse gabinete de cozinha madeira! É muito barato e super prático de se fazer!

    ResponderExcluir
  30. Muito bom, veja também nossos produtos de Gabinete de Cozinha na Marson - Gabinete de Cozinha

    ResponderExcluir
  31. Amei este post! Estou precisando fazer um armário multiuso e acho que vamos encarar a missão! Ainda procurando sobre como fazer as .edidas certinhas, considerando a espessura do MDF!

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...