26/03/2014

Apartamento na planta e condomínio

Depois de quase um ano vivendo no nosso apartamento, venho fazer algumas ressalvas sobre morar em condomínio novo.

Quando a gente compra o imóvel, dizem que o valor cobrado de taxa condominial será baixa visto que não terá reformas tão cedo e que já tem tudo instalado.
Engana-se quem acredita nisso, pelo menos aqui onde moro não foi bem assim que aconteceu. Logo no começo já aparecem as cobranças, se o condomínio é grande, precisa de vários funcionários, tem que comprar muitos acessórios como tapetes para as portas dos prédios e lixeiras extras.
Aqui a construtora entregou salão de festas e fitness equipado, mas tem lugares que não tem e os moradores é que compram.
Tivemos que cobrir a quadra de esportes, comprar antenas, contratar sistemas de segurança e por aí vai e tudo isso além da taxa mensal que é fixa para as contas de luz, água e funcionários.
O gasto é bem grande e aí cresce a inadimplência, é onde o condomínio começa a muitas vezes ficar sem caixa e as chamadas extras só aumentam....
Fora isso tudo relacionado a dinheiro, tem pessoas que não sabem viver em condomínio, fazem muito barulho, (porque nada impede fora do horário de silêncio), tem animais barulhentos, jogam lixo no pátio, não juntam o cocô dos baixinhos etc etc
Quem quer morar em condomínio, tem que ter paciência e saber que é uma comunidade que vive junta e tem que se respeitar acima de tudo.
Eu moro há muitos anos em apartamento e gosto de mais:

 - me sinto mais segura
 - não tem grama para cortar e calçada para lavar
 - no apê não tem tantos reparos quanto em uma casa
 - não entra tanto pó quanto em uma casa, pelo menos não nos andares mais altos.
 - o porteira avisa quando chega alguém, se a gente tah de pijama isso é muito importante ehhe
Boa sorte a quem vai morar em apartamento ou condomínio, a paciência é importantíssima....

Alguém tem alguma experiência para dividir com quem ainda não mora em condomínio?

10 comentários:

  1. Oi Adri!
    Desde que sai da casa dos meus pais, moro em apartamento, antes com eles sempre morei em casa.
    Até então não havia tido muitos problemas, mas no apto que moro hoje em SP tenho uma vida bastante infeliz com meus vizinhos, são extremamente barulhentos, não tem qualquer respeito por horário, nem o de silêncio, já acordei vários domingos às 7h com eles martelando.
    Tem dias que eu até choro, de verdade, tamanha a raiva que eu passo.. não vejo a hora da minha casa ficar pronta.. qdo ela estiver minimamente habitável eu vou embora pra lá!
    Beijos

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Ana, é tão dificil termos a nossa casa e ter que aturar certas coisas, porque as pessoas são assim? sem noção, fazem de tudo e também brigam por tudo, até nesses grupos que os moradores criam no facebook, é só troca de farpas, falam tudo e mais um pouco.
      Meu esposo e eu sempre nos mantemos fora de qualquer discussão, as vezes até em reunião eu falto, sei que é errado, mas geralmente estou cansada do trabalho e sempre tem uma briguinha!
      Bjs, muitas felicidades na casa nova.

      Excluir
  2. Oi Adri!!
    Ótimo post.. bem completo!
    Sempre morei com meus pais numa casa grandona e eu gosto, recentemente me juntei com meu namorado, e fomos morar num apê terréo, sempre quis morar em ap~e, mas olha senti muuuita diferença!!! É gente na sua porta falando alto, você as vezes não consegue descansar em paz e assistir Tv, crianças pulando e gritando na janela, é complicado, mas também me sinto mais seguro sabe?! Acho que o índice de roubo é menor... e principalmente nos avisam quando alguem chega, o que dá pra correr pra se trocar ( faço isso sempre rsrs)..

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su, é bem isso, tem que ver se as vantagens superam as coisas chatas, porque é tão irritante as atitudes de certas pessoas....
      Eu também, em casa estou sempre de pijama, é tão bom, daí quando chega alguem dá tempo para me trocar...hehehe
      Bjsss

      Excluir
  3. Adri,
    Confesso que estou um pouco "insegura", nunca morei em apartamento, sempre foi em casa, e após o casamento vamos morar em um! Tenho receio dos visinhos, dos barulhos, da privacidade... de "chamadas de capital" constantes... ai ai!! Seja o que Deus quiser... To feliz que de "lado" não teremos visinhos, os dois que teremos serão na outra ponta do corredor, mas teremos de cima e de baixo ... Paciência é uma virtude, espero que tenha bons visinhos :)

    Beijinhos!

    http://laresmeraldafeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte, que seus vizinhos sejam calminhos, eu moro em condomínio grande, mas no meu prédio é bem tranquilo...
      No início você pode estranhar, mas tem que manter a calma e com o tempo acostuma!!
      Bjs e felicidades

      Excluir
  4. É assim mesmo como relatou. No nosso condominio não compramos os equipamentos da área de lazer, porque devido a mudança do projeto a construtora nos compensou com essas despesas.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom neh, um gasto a menos, porque sinceramente, é muita coisinha que no fim do mês fica uma conta alta, já basta as contas de casa!
      Bjk

      Excluir
  5. Sempre morei em casa assim como meu noivo, e quando eu e meu noivo decidimos os casar compramos um apê na planta. Apesar de pesquisar muito optamos pelo apê, pela segurança, não cortar a grama (como você mencionou), entre outros. Hoje fazem 03 meses que moramos juntos, ainda não casamos, estamos nos organizando, pois a reforma do apê nos custou o orçamento do casamento. Confesso que estranhei muito no inicio, a questão da hora do silencio, uso das areas em comum, etc... mas hoje nós vemos que fizemos uma ótima escolha. Me sinto mais segura, aprendi a secar roupas em um lugar tão pequeno, decorei os horários do condominio, creio que aos poucos vamos nos adaptando. Sou tua vizinha Adri, moro no Recanto do Sol. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, que bom que estão gostando, essa questão das roupas é contorcionismo, se tu pesquisares aqui no blog, vai ver que eu tenho um varal na área de serviço e um varal de chão, além disso a máquina é lava e seca para o inverno e quanto a vizinhança, se houver a paciência e o respeito pelas regras e pelas diferenças um do outro, a gente consegue viver bem!
      Muitas felicidades na sua casinha nova e no casamento Bjão

      Excluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...